Proderj ganha prêmio excelência e-GOV com pré-matrícula informatizada


O Centro de Tecnologia da Informática e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e a Secretaria Estadual de Educação ganharam o prêmio máximo do e-GOV, que é o principal prêmio de governo eletrônico no País. A pré-matrícula informatizada foi a grande vencedora no prêmio excelência, que se realiza desde 2001, num reconhecimento aos melhores trabalhos desenvolvidos em TIC no Brasil. A vitória foi anunciada durante o evento Secop 2010, realizado dia 18 de agosto, em Fortaleza.

Há dois anos, alunos da rede pública de ensino recebem informações e a confirmação da matrícula por torpedos SMS e e-mail após se inscreverem no site matrícula fácil. As novas tecnologias evitaram filas nas portas das escolas, proporcionando mais conforto e segurança aos milhares de pais de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, 1º ano do Ensino Médio. 1º ano do Ensino Normal (formação de professores) e fases equivalentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O sucesso da aplicação da tecnologia no processo de matrícula dos alunos foi tão grande, que a Secretaria Municipal de Educação também passou a fazer uso dessa ferramenta. Somente em 2010 foram quase 150 mil inscritos com mais de 130 mil alocados no estado, e cerca de 78 mil inscritos e 58 mil alocados no município, bem como enviados 220 mil torpedos para alunos das duas redes