Investipan dá apoio técnico a seminário que discute o jornal do futuro


Especializada em soluções integradas de alta tecnologia na área de TI, a Investiplan foi uma das empresas que apoiaram o seminário, promovido pela ABI, nos dias 20 e 21 de outubro, cujo tema central tratou da importância histórica, do apogeu e da crise do Jornal do Brasil, que no início de setembro deixou de circular em papel e passou a ter apenas uma versão on-line. O evento também discutiu sobre o jornal do futuro e contou com alguns dos maiores nomes do jornalismo brasileiro.

A Investiplan deu o suporte tecnológico à mesa final, em que os convidados puderam debater, via skype, sobre as perspectivas do jornal impresso, com quatro especialistas no tema: Orivaldo Perin (ex-JB e atual editor executivo do Globo), no Rio, e, por meio do skype, Ricardo Gandour (diretor de conteúdo do Estadão), Caio Túlio Costa (professor universitário e consultor em novas mídias, após longa experiência na Folha SP e na direção de portais na internet), e Rosental Calmon Alves (professor na Universidade do Texas-EUA, também consultor em novas mídias, responsável pelo pioneirismo do JB na internet, há 15 anos).

O seminário proporcionou, também, o reencontro de antigos colegas de imprensa, bem como ofereceu uma rara oportunidade para os jovens estudantes de jornalismo conhecerem melhor a trajetória do Jornal do Brasil, tendo contato direto com profissionais que o transformaram numa referência para a imprensa do País. Jornalistas como Alberto Dines, José Silveira, Wilson Figueiredo, Ana Arruda e Cícero Sandroni, entre outros. Os debates foram ilustrados com exibição de documentários e fotos.